Dúvidas – Mamoplastia de Aumento

A lipoaspiração é uma técnica nova?
Não. A lipoaspiração foi inventada por um cirurgião plástico Francês, de nome Ives Gerard Illouz, na década de 70, desde então, a técnica de lipoaspiração, já foi muito modificada e aperfeiçoada, atualmente a grande maioria dos cirurgiões plásticos utiliza da técnica super úmida, onde se infiltra uma quantidade de solução de soro fisiológico com adrenalina para diminuir a perda de sangue e se aspira uma quantidade de gordura, igual à quantidade de solução infiltrada. Segundo pesquisa do DATAFOLHA (2009) são realizadas 629.000 cirurgias plásticas por ano dentre essas, 73% são procedimentos estéticos, sendo destes 20 % a lipoaspiração, ficando em 2 lugar dentro dos procedimentos estéticos mais realizados. Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
A lipoaspiração emagrece?
Não, está é uma questão muito frequente no consultório dos cirurgiões plásticos, a lipoaspiração não foi idealizada para perdas ponderais, e sim para melhora no contorno corporal, portanto a gordura retirada é aquela somente que está em excesso a chamada lipodistrofia localizada. Um pouco de tecido gorduroso é necessário para todo ser humano. Obviamente que após a retirada de gordura localizada e a diminuição do edema pós-operatório, ocorre sim, uma perda ponderal, bem como uma melhora muito significativa no contorno corporal. A graciosidade do procedimento é trazer a cintura de volta, nos casos de lipoaspiração do abdome e flancos. A nossa sociedade brasileira de cir. plástica preconiza não retirar mais que 5 a 7 % do peso corporal da paciente. (SBCP)- Fonte Livro da sociedade brasileira de cirurgia plástica.
Onde e quando posso fazer a lipoaspiração?
A lipoaspiração é um procedimento médico, que deve ser realizada por um profissional especialista pela sociedade de cirurgia plástica, onde este profissional teve 11 anos de formação, incluindo 6 de medicina, 2 anos de cirurgia geral e 3 anos de cirurgia plástica. Este procedimento deve ser realizado dentro de um ambiente hospitalar, sobre presença de um médico anestesista. Não existe idade para se realizar a lipoaspiração, porém é importante que se aguarde o fim da puberdade e obviamente não estar com problemas de saúde, bem como não estar grávida, nem no período pós-gestacional. Outra coisa que me questionam muito é se, logo após a gestação pode-se fazer uma lipoaspiração, isto não é recomendado, pois o organismo vai sofrer muitas mudanças ainda e enquanto estiver amamentado, a Lipo é proibitiva. Sendo que 72 % dos pacientes que fazem cir. plástica estética estão entre 19 e 50 anos. (Fonte: SBCP)
O que é Lipolight, minilipo, lipoescultura, lipolaser etc.?
A lipoaspiração é a técnica de retirada de gordura através de pequenas incisões realizadas na região onde houver gordura localizada, existem muitos outros nome dados a este procedimento, somente para dizer que houve mudanças, porém, em minha opinião, nenhum substitui o resultado da lipoaspiração realizada de maneira correta, parcimoniosa, com cânulas de lipoaspiração, ou como é utilizado hoje, com aparelhos de vibração que acarretam em menor edema e menores equimoses no pós-operatório. A lipoescultura é um termo utilizado por cirurgiões plásticos para designar a lipoaspiração do contorno corporal acrescentando ou não na lipoenxertia em áreas para dar mais projeção. Lipoaspiração a laser é quando se utiliza do laser para “queimar” a gordura antes de retirá-la, minilipo e Lipolight, são na verdade pequenas lipoaspirações que não trazem o resultado de uma lipoaspiração de verdade, pequenos resultados. Lipo a laser, Lipo light e minilipo são procedimentos que não são comuns cirurgiões plásticos fazerem.
Como é a recuperação?
O período pós-operatório, como em qualquer outro procedimento cirúrgico pode acarretar em dor que é diminuída com utilização de analgésicos comuns, porém variam muito de pessoa a pessoa. Pode haver regiões com mais edema e regiões com aparecimento de equimose – roxos, que são em decorrência da retirada de gordura de áreas mais aderidas. É necessário, realizar a utilização de uma malha de compressão por um período e realizar sessões de drenagem linfática. Mas em 7 a 10 dias está retornando ao trabalho, ocorrendo tudo bem. E seguindo bem as orientações médicas.
Fica muito caro fazer uma lipoaspiração ou uma lipoescultura?
Bom, como é um procedimento que os convênios não cobrem os gastos com honorários médicos, hospitalares, são por conta própria, e lembrando que varia de profissional para profissional, mas sempre esteja a par de tudo que você for pagar e para que serve.
Existem riscos de fazer uma lipoaspiração?
Sim, Todo ato médico cirúrgico, inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se adequadamente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente, entretanto é importante levar em conta que grandes volumes retirados poderão variar o risco. Como disse anteriormente é necessário permanecer dentro dos preceitos aceitos, pela nossa sociedade de cirurgia plástica. Quando se faz um procedimento dentro de uma ambiente hospitalar com todos os pré-operatórios bem realizados, uma consulta médica pré-operatória minuciosa, estes riscos diminuem muito.
“Enfim, saúde e bem estar é um direito de todos e por que não cuidar da sua autoestima, melhorando seu contorno corporal, sabendo que existem limites. Aproveite estas dicas da melhor maneira possível.”

Lembrando que estas informações são meramente informativas e não substituem uma consulta bem detalhada!